Publicado no O Brasil da Mudança (http://brasildamudanca.com.br)

Início > Avanços Sociais <span class="sb-caret"></span><span>O povo em primeiro lugar</span> > Bolsa Família

Com Lula e Dilma, Brasil venceu a guerra contra a fome

Vocês se lembram de como era no passado, antes da eleição de Lula, quando a fome parecia um fenômeno natural e inevitável, contra o qual nada podia ser feito? Quando milhões de crianças dormiam e acordavam sem ter o que comer? Pois o "impossível" aconteceu durante os governos progressistas. Com Lula e Dilma, o Brasil deixou o mapa mundial da fome, pela primeira vez em sua história. 

De acordo com o relatório “O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo – 2014”, divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Brasil reduziu em 82% a população em situação de subalimentação, entre 2003 e 2014.

O relatório mostrou que o Indicador de Prevalência de Subalimentação, medida empregada pela FAO para dimensionar e acompanhar a fome em nível internacional, atingiu no Brasil o nível histórico de 1,7% – quando o indicador cai para menos que 5%, a organização considera que um país superou o problema da fome. No entanto, após o golpe em 2016 e com a destruição das políticas públicas por parte dos governos de Temer e Bolsonaro, a fome está de volta no Brasil. 

Entre as políticas públicas que fizeram do Brasil um exemplo a ser seguido pelos outros países do mundo, a FAO destaca a geração de 22 milhões de empregos e o aumento real de 77% do salário mínimo (leia mais em Empregos e Salários [1]), o aumento na produção de alimentos (leia mais em Agricultura Familiar & Reforma Agrária [2]), a merenda escolar distribuída diariamente a 43 milhões de crianças e jovens, o equivalente a uma população da Argentina alimentada todos os dias (leia mais em Educação [3]) e, claro, o maior programa de transferência de renda do planeta: o Bolsa Família.

 

Maior programa de transferência de renda do mundo beneficiou 50 milhões de brasileiros
Gogole+ [4] [5] Facebook [6]

Graças a Lula e Dilma, o Brasil viveu um processo de inclusão sem precedentes na história. Com o Bolsa Família, 36 milhões de brasileiros saíram da extrema pobreza. O país passou a ser mais desenvolvido e menos desigual, muito diferente do Brasil atual, pós-golpe de 2016, e de anos atrás, quando milhões de brasileiros não tinham o que comer e as crianças pobres eram obrigadas a abandonar a escola para ajudar os pais. Sem estudo, essas crianças cresciam pobres e tinham filhos que também cresciam sem futuro.

Recursos garantem crianças na sala de aula e a redução da desigualdade social no Brasil Foto: Eduardo Aigner/MDSA fome era hereditária: a extrema pobreza passava de geração para geração.

No começo de seu governo, Lula reafirmou que todo brasileiro tinha direito a no mínimo três refeições por dia, e implantou o maior programa de transferência de renda do mundo, que - ampliado e aprofundado no governo Dilma - já beneficiou 14 milhões de famílias (50 milhões de pessoas). O Bolsa Família foi criado para promover a inclusão e a cidadania, além de gerar emprego, aquecer a economia, aumentar a escolaridade, reduzir a mortalidade infantil e ajudar a construir um país mais rico, sem pobreza. 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Español [7]
  • English [8]
Bolsa trabalho
Gogole+ [9] [10] Facebook [11]

Esqueça o tal "efeito preguiça" do Bolsa Família, tão apregoado pelos preconceituosos. Ele nunca existiu. Nada menos que 70% dos beneficiários adultos estiveram no mercado de trabalho durante os governos progressitas. Além disso, 1,7 milhão de famílias deixaram voluntariamente o programa e 1 milhão não se recadastraram (provavelmente porque melhoraram de vida). A verdade é que nenhum beneficiário está com a vida ganha: até 2015, cada família recebia, em média, R$ 164,86 por mês. É pouco, mas ajudou sobretudo na segurança alimentar e garantia – aliás, exigia – o acompanhamento de saúde e a permanência das crianças na escola. Ao elevar a escolaridade e a saúde da população, o Bolsa Família não muda apenas a vida dos mais pobres. Muda o futuro do Brasil. 

Saiba mais aqui [12].

Família de José e Alverina, no Acre: Bolsa deu estabilidade para aumentar coleta e beneficiamento de castanha Foto: Eduardo Aigner/MDS

  • Español [13]
  • English [14]
Apoio aos mais vulneráveis
Gogole+ [15] [16] Facebook [17]

Com Dilma, a política de transferência de renda iniciada por Lula teve dois grandes aprofundamentos, para cumprir a meta de erradicação da extrema pobreza, com a incorporação de ações de inclusão produtiva e acesso a serviços públicos: o Brasil Sem Miséria e o Brasil Carinhoso.

Brasil sem Miséria garantia mais recursos para quem mais precisava e fortaleceu a inclusão produtiva

Em 2011, Dilma lançou o Plano Brasil Sem Miséria, cujo objetivo está explicito no nome. Com o Brasil Sem Miséria, o Bolsa Família ganhou um reforço destinado aos mais pobres entre os pobres: quanto menor a renda per capita da família, maior o valor pago, garantindo para cada membro a superação do patamar de R$ 77,00 mensais. A medida beneficiou 22 milhões de brasileiros que ainda viviam na extrema pobreza.

Os benefícios tiveram aumento médio real de 44%;  para os mais pobres, o crescimento foi de 84%. Além da transferência de renda, os beneficiários garantiram acesso a diversas políticas de inclusão produtiva. Em apenas uma década, com o Bolsa Família e o Brasil Sem Miséria, a extrema pobreza caiu 89%. Foi o fim da miséria do ponto de vista da renda, o passo inicial para uma vida com mais dignidade.

Veja mais aqui [18].

 

  • English [19]
  • Español [20]
Brasil Carinhoso levou creche e mais merenda para brasileirinhos e brasileirinhas de 0 a 6 anos
Gogole+ [21] [22] Facebook [23]

Uma das faces mais cruéis da miséria: 42% dos brasileiros que viviam na extrema pobreza tinham menos de 15 anos de idade. Para atender à parcela mais vulnerável desse grupo – as crianças de 0 a 6 anos – o governo Dilma implantou o Brasil Carinhoso. Com o programa, mais de 8,1 milhões de crianças e adolescentes foram tirados da miséria. Até 2015, cerca de 756 mil crianças beneficiadas frequentavam creches todos os dias. A distribuição gratuita de vitamina A e sulfato ferroso previnia males que prejudicam o desenvolvimento infantil. O valor repassado para alimentação escolar das crianças matriculadas na rede pública foi ampliado em 66%. No governo Temer, porém, o programa Brasil Carinhoso foi extinto e o repasse de recursos para os municípios foi interrompido. 

Saiba mais sobre o Brasil Carinhoso aqui.  [24]

 

Quer saber mais?

• Saiba mais sobre o Plano Brasil Sem Miséria [25]

• Conheça a página do programa no Youtube [26]

  • English [27]
  • Español [28]
Você Sabia?
Gogole+ [29] [30] Facebook [31]
Caiu a porcentagem de adolescentes e crianças em extrema pobreza

Com Lula e Dilma, mais de 8,1 milhões de crianças e adolescentes saíram da pobreza extrema. Com o Bolsa Família e o Brasil sem Miséria, a quantidade de crianças e adolescentes com menos de 13 anos pobres e em condições de extrema pobreza caiu de 2,4 milhões, em 2004, para pouco mais de 390 mil, em 2015.

 
 

Google+Facebook
Fome, miséria, mortalidade infantil: lembre-se como era o Brasil antes de Lula e Dilma
Gogole+ [32] [33] Facebook [34]

Palavra do Lula
Gogole+ [35] [36] Facebook [37]
Investimento na qualidade de vida do nosso povo

"O Bolsa Família é o maior e mais eficiente programa de transferência de renda do mundo. Ele serve tanto para diminuir a miséria, quanto para ativar a economia e o consumo popular. É um instrumento contra a fome e, ao mesmo tempo, a favor da educação e da saúde. Não é um gasto, mas um investimento na qualidade de vida do nosso povo ".

 


Google+Facebook
Palavra da Dilma
Gogole+ [38] [39] Facebook [40]
O fim da miséria para garantir o futuro

"Nós sabemos que o Bolsa Família nunca veio para ser o fim do caminho, mas sim uma ponte, nunca veio para ser o topo da escada, mas sim o primeiro degrau. Veio, como já disse o presidente Lula, para ser a porta de saída da miséria e a porta de entrada em um mundo com futuro e com esperança."

 


Google+Facebook
Palavra do Povo
Gogole+ [41] [42] Facebook [43]

Maria Valquíria, moradora do Varjão - Distrito Federal

"A minha vida era outra antes do Bolsa Família. Meus filhos iam à escola e dividiam o caderno, porque eu não tinha condições de comprar mais de um. Hoje, saímos do nosso barraco de madeirite, vivemos em uma casa de alvenaria, tenho todos eles criados e educados e uma condição de vida bem melhor. Acho importante mostrar para todo mundo que o Bolsa Família muda a vida das pessoas".


Google+Facebook
Palavra do Povo
Gogole+ [44] [45] Facebook [46]

Debora Evelinn Coelho, estudante - Inajá/PE

"Muitos criticam o Bolsa Família, mas poucos conhecem a realidade do Nordeste do Brasil. Com o Bolsa Família, as famílias de baixa renda puderam comprar ração para os animais, semente para o plantio, adubo e insumos agrícolas e sustentar a família. Isso por exemplo, na cidade de Inajá-PE, incentivou a abertura de mais mercadinhos. Onde, antes, só existiam três mercadinhos, hoje existem mais de 20, que acabam por empregar em média mais de 100 pessoas".


Google+Facebook
Palavra do Povo
Gogole+ [47] [48] Facebook [49]

Manoel dos Santos e Evangelina dos Santos (marido e mulher),  agricultores - Neópolis/SE

Manoel: "Moço, eu fico num estado alterado quando escuto alguém falar que quem recebe Bolsa Família não quer trabalhar. Manda vir ver aqui em Neópolis! Depois que chegou o Bolsa Família a cidade floresceu, as mulheres começaram a fazer os artesanatos de renda e vender lá em Penedo (Alagoas). E nós fomos produzir pra abastecer as pousadas. Isso foi de dez anos pra essa época, não foi Lina?"

Evangelina: "Foi. Hoje tem muita gente que nem mais precisa do Bolsa Família. Você acha que depois que a gente começa a comer mistura quer voltar pra farinha seca e água. Benza Deus!"


Google+Facebook
Palavra do Povo
Gogole+ [50] [51] Facebook [52]

Selma da Silva, diarista - Formosa/GO

"Com o dinheiro da Bolsa Família completando o que a gente ganhava, eu e meu marido conseguimos construir nossa casa. Hoje eu vejo que a exigência que eles faziam para pagar a Bolsa, de manter as crianças na escola, vacinar, foi tão importante quanto a casa, porque além de ter onde morar, a gente ainda tem saúde".


Google+Facebook

Endereço da página: http://brasildamudanca.com.br/bolsa-familia/bolsa-familia

Links
[1] http://brasildamudanca.com.br/emprego-e-salario
[2] http://brasildamudanca.com.br/agricultura-familiar-reforma-agraria
[3] http://brasildamudanca.com.br/educacao/educacao
[4] https://plus.google.com/share?url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fmaior-programa-de-transferencia-de-renda-do-mundo-beneficiou-50-milhoes-de-brasileiros
[5] https://twitter.com/intent/tweet?original_referer=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fmaior-programa-de-transferencia-de-renda-do-mundo-beneficiou-50-milhoes-de-brasileiros&source=tweetbutton&text=Maior+programa+de+transfer%C3%AAncia+de+renda+do+mundo+beneficiou+50+milh%C3%B5es+de+brasileiros&url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fmaior-programa-de-transferencia-de-renda-do-mundo-beneficiou-50-milhoes-de-brasileiros
[6] https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fmaior-programa-de-transferencia-de-renda-do-mundo-beneficiou-50-milhoes-de-brasileiros
[7] http://brasildamudanca.com.br/es/bolsa-familia/el-mayor-programa-de-transferencia-de-ingresos-del-mundo-beneficia-50-millones-de
[8] http://brasildamudanca.com.br/en/bolsa-familia/largest-income-transfer-program-world-provides-benefits-50-million-brazilians
[9] https://plus.google.com/share?url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fbolsa-trabalho
[10] https://twitter.com/intent/tweet?original_referer=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fbolsa-trabalho&source=tweetbutton&text=Bolsa+trabalho&url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fbolsa-trabalho
[11] https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fbolsa-trabalho
[12] http://blog.planalto.gov.br/assunto/brasil-sem-miseria/
[13] http://brasildamudanca.com.br/es/bolsa-familia/bolsa-trabajo
[14] http://brasildamudanca.com.br/en/bolsa-familia/work-study-program
[15] https://plus.google.com/share?url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fapoio-aos-mais-vulneraveis
[16] https://twitter.com/intent/tweet?original_referer=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fapoio-aos-mais-vulneraveis&source=tweetbutton&text=Apoio+aos+mais+vulner%C3%A1veis&url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fapoio-aos-mais-vulneraveis
[17] https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fapoio-aos-mais-vulneraveis
[18] http://www.luizcouto.com/ger/layout.php?subaction=showfull&amp;id=1402061087&amp;archive=
[19] http://brasildamudanca.com.br/en/bolsa-familia/support-most-vulnerable
[20] http://brasildamudanca.com.br/es/bolsa-familia/apoyo-los-mas-vulnerables
[21] https://plus.google.com/share?url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fbrasil-carinhoso-levou-creche-e-mais-merenda-para-brasileirinhos-e-brasileirinhas-de-0
[22] https://twitter.com/intent/tweet?original_referer=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fbrasil-carinhoso-levou-creche-e-mais-merenda-para-brasileirinhos-e-brasileirinhas-de-0&source=tweetbutton&text=Brasil+Carinhoso+levou+creche+e+mais+merenda+para+brasileirinhos+e+brasileirinhas+de+0+a+6+anos&url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fbrasil-carinhoso-levou-creche-e-mais-merenda-para-brasileirinhos-e-brasileirinhas-de-0
[23] https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fbrasil-carinhoso-levou-creche-e-mais-merenda-para-brasileirinhos-e-brasileirinhas-de-0
[24] http://www.mds.gov.br/brasilsemmiseria/brasil-carinhoso
[25] http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/superacao-da-extrema-pobreza%20/plano-brasil-sem-miseria-1/plano-brasil-sem-miseria
[26] http://www.youtube.com/user/brasilsemmiseria
[27] http://brasildamudanca.com.br/en/bolsa-familia/brazil-caring-program-brings-child-care-and-more-school-nutrition-programs-brazilian
[28] http://brasildamudanca.com.br/es/bolsa-familia/el-brasil-carinoso-brinda-guarderias-y-mas-merienda-los-brasilenitos-y-brasilenitas-de
[29] https://plus.google.com/share?url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fcaiu-porcentagem-de-adolescentes-e-criancas-em-extrema-pobreza
[30] https://twitter.com/intent/tweet?original_referer=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fcaiu-porcentagem-de-adolescentes-e-criancas-em-extrema-pobreza&source=tweetbutton&text=Caiu+a+porcentagem+de+adolescentes+e+crian%C3%A7as+em+extrema+pobreza&url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fcaiu-porcentagem-de-adolescentes-e-criancas-em-extrema-pobreza
[31] https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fcaiu-porcentagem-de-adolescentes-e-criancas-em-extrema-pobreza
[32] https://plus.google.com/share?url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Ffome-miseria-mortalidade-infantil-lembre-se-como-era-o-brasil-antes-de-lula-e-dilma
[33] https://twitter.com/intent/tweet?original_referer=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Ffome-miseria-mortalidade-infantil-lembre-se-como-era-o-brasil-antes-de-lula-e-dilma&source=tweetbutton&text=Fome%2C+mis%C3%A9ria%2C+mortalidade+infantil%3A+lembre-se+como+era+o+Brasil+antes+de+Lula+e+Dilma&url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Ffome-miseria-mortalidade-infantil-lembre-se-como-era-o-brasil-antes-de-lula-e-dilma
[34] https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Ffome-miseria-mortalidade-infantil-lembre-se-como-era-o-brasil-antes-de-lula-e-dilma
[35] https://plus.google.com/share?url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Finvestimento-na-qualidade-de-vida-do-nosso-povo
[36] https://twitter.com/intent/tweet?original_referer=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Finvestimento-na-qualidade-de-vida-do-nosso-povo&source=tweetbutton&text=Investimento+na+qualidade+de+vida+do+nosso+povo&url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Finvestimento-na-qualidade-de-vida-do-nosso-povo
[37] https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Finvestimento-na-qualidade-de-vida-do-nosso-povo
[38] https://plus.google.com/share?url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fo-fim-da-miseria-para-garantir-o-futuro
[39] https://twitter.com/intent/tweet?original_referer=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fo-fim-da-miseria-para-garantir-o-futuro&source=tweetbutton&text=O+fim+da+mis%C3%A9ria+para+garantir+o+futuro+&url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fo-fim-da-miseria-para-garantir-o-futuro
[40] https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fo-fim-da-miseria-para-garantir-o-futuro
[41] https://plus.google.com/share?url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fmaria-valquiria-varjao-distrito-federal
[42] https://twitter.com/intent/tweet?original_referer=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fmaria-valquiria-varjao-distrito-federal&source=tweetbutton&text=Maria+Valqu%C3%ADria%2C+Varj%C3%A3o%2C+Distrito+Federal&url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fmaria-valquiria-varjao-distrito-federal
[43] https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fmaria-valquiria-varjao-distrito-federal
[44] https://plus.google.com/share?url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fdebora-evelinn-coelho-estudante-inajape
[45] https://twitter.com/intent/tweet?original_referer=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fdebora-evelinn-coelho-estudante-inajape&source=tweetbutton&text=Debora+Evelinn+A.+Coelho%2C+Estudante%2C+Inaj%C3%A1%2FPE&url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fdebora-evelinn-coelho-estudante-inajape
[46] https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fdebora-evelinn-coelho-estudante-inajape
[47] https://plus.google.com/share?url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fmanoel-dos-santos-e-dona-evangelina-marido-e-mulher-agricultores-neopolisse
[48] https://twitter.com/intent/tweet?original_referer=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fmanoel-dos-santos-e-dona-evangelina-marido-e-mulher-agricultores-neopolisse&source=tweetbutton&text=Manoel+dos+Santos+e+Dona+Evangelina%2C+marido+e+mulher+-+Agricultores+-+Ne%C3%B3polis%2FSE&url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fmanoel-dos-santos-e-dona-evangelina-marido-e-mulher-agricultores-neopolisse
[49] https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fmanoel-dos-santos-e-dona-evangelina-marido-e-mulher-agricultores-neopolisse
[50] https://plus.google.com/share?url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fselma-da-silva-42-anos-diarista-formosago
[51] https://twitter.com/intent/tweet?original_referer=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fselma-da-silva-42-anos-diarista-formosago&source=tweetbutton&text=Selma+da+Silva%2C+42+anos+-+Diarista+-+Formosa%2FGO&url=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fselma-da-silva-42-anos-diarista-formosago
[52] https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Fbrasildamudanca.com.br%2Fbolsa-familia%2Fselma-da-silva-42-anos-diarista-formosago