Fale Conosco
- Rua Pouso Alegre, 21
- Ipiranga, São Paulo
- CEP: 04261-030
- Fone: (11)2065-7022
Em municípios diretamente beneficiados pelo PAC, como Ipojuca (PE), onde se localiza o Complexo Industrial Portuário de Suape, a geração de emprego formal cresceu 214% nos últimos seis anos. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, no setor de construção de embarcações e estruturas flutuantes, a oferta de empregos teve aumento médio de 12,8%. Só a retomada da indústria naval gera 78 mil empregos diretos.
Já as obras de infraestrutura como construção de rodovias e ferrovias, empreendimentos de geração e distribuição de energia elétrica, construção de redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto, apresentam, juntas, uma média de 8,6% novas vagas criadas no período de 2007 a 2013 (ver tabela abaixo).
Na área de geração de energia, a obra da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA) garantiu, em 2013, 18.800 empregos diretos. Quando o empreendimento estiver no auge de suas atividades, esse número deverá aumentar para até 23 mil empregos diretos.
Além de capacitar seus próprios trabalhadores, uma das condicionantes do empreendimento prevê a capacitação da mão-de-obra de interessados dos 11 municípios da região de influência da obra. Para isso, foi criado o programa Capacitar para Crescer, que, além de oferecer treinamento, dá preferência à contratação de capacitados.
Capacitar para Crescer
Outros setores também apresentaram resultados positivos desde que passaram a contar com planejamento adequado, novas metas e novos investimentos. É o caso da área de exploração de Petróleo e Gás Natural, que em 2013 registrou 750 mil postos de trabalho, diretos e indiretos. Só a obra da Refinaria Abreu e Lima, por exemplo, localizada em Pernambuco, tem 84% do seu andamento realizado e gera 42 mil empregos diretos.
Receba nossas novidades
Copyright © 2014, Instituto Lula - Todos os direitos reservados