Ideb comprovou melhoria na qualidade do ensino básico
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir os avanços na qualidade do ensino, a partir dos dados sobre aprovação e média de desempenho dos alunos em português e matemática. A série histórica do Ideb se iniciou em 2005, quando foram estabelecidas metas bienais a serem atingidas pelo país, estados, municípios e escolas. O objetivo era fazer a média nacional nos anos iniciais do ensino fundamental ( primeiro ao quinto) progredir de 3,8 em 2005 para 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência. Em 2015, este indicador chegou a 5,5.

Estudo divulgado em 2010 pelo Banco Mundial considerou a avaliação educacional brasileira como uma das mais avançadas do mundo. Além do Ideb, destacado pelo Banco Mundial, com Lula e Dilma as avaliações da aprendizagem dos estudantes do ensino básico eram realizadas a partir de três sistemas:
• Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb): Realizado por amostragem das redes de ensino de cada unidade da Federação, com foco nas gestões dos sistemas educacionais.
• Prova Brasil: Aplicada aos alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, das áreas rural e urbana. Oferece resultados por escola, município, unidade da Federação e país.
• Provinha Brasil: Avaliação do nível de alfabetização das crianças do segundo ano de escolarização das escolas públicas, realizada em duas etapas – uma no início e a outra ao término do ano letivo – para aferir o que foi agregado em termos de habilidades de leitura.