• English
  • Português
  • Español

Segurança

Português, Brasil
Tema: 

Entre as principais ações do Pronasci na prevenção ao crime estão o Projeto Mulheres da Paz e o Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo). No primeiro, as mulheres recebem capacitação sobre construção da identidade, mobilização comunitária, resolução não violenta de conflitos e educação para uma cultura de paz, enfrentamento à violência, direitos humanos e gênero, Lei Maria da Penha e enfrentamento ao tráfico de pessoas, além de noções básicas de direito, informática básica e empreendedorismo.

Português, Brasil
Tema: 

Português, Brasil
Tema: 

Com o Juventude Viva, o governo federal destinou mais de R$ 600 milhões para ações de saúde, cultura, educação, justiça, geração de renda e capacitação profissional de servidores públicos. O programa começou por Alagoas, o estado com maior taxa de negros entre as vítimas de homicídios. Depois, entre 2013 e 2014, chegou à Paraíba, ao entorno de Brasília (municípios dos estados de Minas e Goiás próximos ao Distrito Federal), à cidade de São Paulo, à Bahia e ao Espírito Santo.

Português, Brasil
Tema: 

Esses policiais só entram em ação quando algum governo estadual autoriza ou solicita a intervenção da União. Foi assim no Rio de Janeiro, para enfrentar as quadrilhas de tráfico de drogas, e nas greves da Polícia Militar no Ceará, Bahia e Pernambuco. Em abril de 2014, por exemplo, a Força Nacional realizou 30 operações simultâneas em 16 estados. Desde 2008, ela atua na Amazônia reprimindo o desmatamento ilegal e, em cinco anos, fiscalizou 1.022 serrarias e apreendeu 868 mil metros cúbicos de madeira, 266 motosserras e 194 tratores.

Português, Brasil
Tema: 

Português, Brasil
Tema: 

A estratégia dos governos Lula e Dilma sempre foi valorizar delegados e agentes, investir fortemente em inteligência e armamentos, com aquisição de equipamentos de última geração, para responder ao poder de fogo e financeiro de organizações criminosas envolvidas com o narcotráfico, contrabando de armas, roubo de cargas, corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros.

Português, Brasil
Tema: 

Solange Nery, moradora da comunidade de Batan/RJ

Português, Brasil
Tema: 

André Lopes,

morador do Salgueiro, Rio de Janeiro (RJ), sobre o Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo)

“No início, o Protejo (projeto social) era cada um por si e Deus por todos. Hoje, a gente fala que é uma família. Se eu caísse agora, seria por falta de vergonha na cara. Safadeza. Porque agora eu tenho apoio. Tenho com quem contar.”

 

Português, Brasil
Tema: 

Sidney Argolo, líder comunitário em Salvador/BA

“Quando estamos vivos, nós estamos presos. Quando não estamos presos, estamos mortos. E isso é um diagnóstico que ultrapassa os índices brasileiros e até mundiais. Isso muito nos preocupa.”

Português, Brasil
Tema: