• English
  • Português
  • Español

Comunicação

“Para a gente, hoje é um dia histórico, porque esta luta pelo Marco Civil da Internet é uma luta que existe há muito tempo. Apesar da tramitação no Senado ter sido rápida, o debate que foi feito ao longo dos últimos anos com a sociedade civil, em diferentes espaços.”

Bia Barbosa, coordenadora do Intervozes

 

Português, Brasil


A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi criada para fazer propaganda do governo federal?

Português, Brasil

Os governos do PT criaram ainda uma assessoria especial para cuidar da imprensa estrangeira. Com isso, o Brasil conseguiu mostrar de forma mais eficiente para a mídia internacional os avanços e desafios de um pais que se tornou protagonismo no cenário político e econômico mundial.

A Secom organizou coletivas internacionais com vários ministros de Estado. Em parceria com a Embratur,  organizou também diversas press trips (viagens guiadas para jornalistas), nas quais foram apresentados os atrativos culturais e naturais do Brasil.

Português, Brasil
Português, Brasil

A vez da imprensa regional

Assim como a aplicação dos recursos para publicidade do governo federal foi regionalizada, o atendimento à imprensa ganhou o mesmo recorte. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) passou a atender diretamente os veículos regionais.

Português, Brasil

Fortalecimento da mídia regional garante mais acesso à informação

O governo Lula implantou o conceito de mídia técnica, para definir o montante de verbas publicitárias ao qual cada veículo de comunicação tinha direito.

Além de todos esses avanços, os governos de Lula e Dilma promoveram o fortalecimento do acesso à internet em espaços públicos e coletivos, como universidades, escolas, bibliotecas, hospitais, praças, aeroportos e lan houses. Nesse sentido, o governo federal criou em 2012 o programa Cidades Digitais, que já beneficia mais de 300 municípios em todo o Brasil.

Português, Brasil

Os governos Lula e Dilma promoveram a expansão acelerada da rede de fibra ótica da Telebras, valendo-se da estrutura própria da empresa e de parcerias com estatais (Eletrobras, Eletronorte, Chesf, Petrobras), estados,  municípios e iniciativa privada.

Português, Brasil

A Telebras será também responsável pela construção, em parceria com a Embraer, do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). As empresas formaram uma joint-venture para a iniciativa, a Visiona, e serão investidos 1,3 bilhão de reais na construção do satélite brasileiro.

Português, Brasil

Para garantir uma internet com maior velocidade e menor custo, o governo fedeeral desenvolve o projeto do primeiro cabo submarino estatal, destinado à conexão de dados entre o Brasil e a Europa. Existem cinco cabos desse tipo em operação, quatro deles ligando o Brasil aos Estados Unidos e um à Europa. Todos, no entanto, pertencentes à iniciativa privada  .

Português, Brasil