A pecuária bovina é um dos mais importantes setores do agronegócio brasileiro e da economia nacional. O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, é o maior exportador de carne bovina e o sexto maior produtor de leite. Mas, para aproveitar o cenário de oportunidades, com a expansão do mercado interno e da demanda externa, o país precisa superar alguns desafios, como o aumento da produtividade, garantia de sustentabilidade ambiental e do bem estar animal, qualidade e segurança dos produtos finais.

Foto: Divulgação/Portal Brasil
Para aumentar de forma sustentável a produtividade e a competitividade do setor, o governo Dilma lançou no início de 2014 o Plano Mais Pecuária. O Plano tem duração de dez anos e será executado na forma de dois programas: Mais Leite e Mais Carne. Cada programa está organizado em quatro eixos estruturantes:
- Melhoramento Genético
- Ampliação de Mercado
- Incorporação de Tecnologia
- Segurança e Qualidade dos Produtos
Dentro de cada eixo, será desenvolvida uma série de projetos, tanto pelo governo federal quanto pela iniciativa privada. A meta do Mais Leite é aumentar a produção e produtividade em 40%. O Mais Carne tem o desafio de aumentar a produção em 40% e a produtividade em 100%, sem a necessidade de expansão da fronteira agrícola – ou seja, sem derrubar uma árvore sequer. De acordo com o programa, a taxa de lotação passaria dos atuais 1,3 para 2,6 animais/ha, liberando 46,2 milhões de hectares para outras atividades.
• Saiba mais sobre o Plano Mais Pecuária clicando aqui [1] e aqui [2]