• English
  • Português
  • Español
Crescimento com distribuição

Sustentabilidade

 

Novas tecnologias reduzem impactos ao meio ambiente

Por trás dos empreendimentos do PAC, estão pesados investimentos em novas tecnologias, pesquisa e inovação. O resultado disto é o surgimento de máquinas, equipamentos e soluções que aumentam a velocidade de execução da obra e reduzem o impacto sobre o meio ambiente e a vida da população. Para garantir agilidade com segurança nas obras da BR-163/364 no Mato Grosso, por exemplo, foi desenvolvido um método de construção chamado Túnel de Vento, uma cobertura inflada de PVC que permite a continuidade do trabalho mesmo em dias de chuva.

Túnel de Vento feito de PVC permitiu a continuidade das obras da BR 163-364 em Mato Grosso mesmo em períodos de chuva Foto: Divulgação PAC 2

Durante a expansão da Trensurb, em Novo Hamburgo (RS), para evitar transtornos no trânsito do centro da cidade, foram projetadas duas máquinas para tocar as obras sem que fosse preciso fechar as ruas: o Mamute e o Gafanhoto. O Mamute foi usado para colocar as lajes nas laterais do trilho. Operado por quatro trabalhadores, o gancho descia, pegava a peça disponível em um caminhão e elevava para montar a lateral da plataforma. Já o Gafanhoto, operado por seis trabalhadores, carregava as peças para montagem do trilho, suportando até seis toneladas e meia de peso.

Conheça as ‘supermáquinas’ especialmente desenvolvidas para obras do PAC: http://www.pac.gov.br/i/22a0ca0f