Emprego qualificado com carteira assinada beneficia milhares de brasileiros que tocam obras do PAC em todas as regiões do país
Em municípios diretamente beneficiados pelo PAC, como Ipojuca (PE), onde se localiza o Complexo Industrial Portuário de Suape, a geração de emprego formal cresceu 214% nos últimos seis anos. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, no setor de construção de embarcações e estruturas flutuantes, a oferta de empregos teve aumento médio de 12,8%. Só a retomada da indústria naval gera 78 mil empregos diretos.
Obras do PAC têm gerado milhares de empregos por todas as regiões, especialmente no segmento da construção civil Foto: Divulgação/PAC 2/span>
Já as obras de infraestrutura como construção de rodovias e ferrovias, empreendimentos de geração e distribuição de energia elétrica, construção de redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto, apresentam, juntas, uma média de 8,6% novas vagas criadas no período de 2007 a 2013 (ver tabela abaixo).
Na área de geração de energia, a obra da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA) garantiu, em 2013, 18.800 empregos diretos. Quando o empreendimento estiver no auge de suas atividades, esse número deverá aumentar para até 23 mil empregos diretos.
Além de capacitar seus próprios trabalhadores, uma das condicionantes do empreendimento prevê a capacitação da mão-de-obra de interessados dos 11 municípios da região de influência da obra. Para isso, foi criado o programa Capacitar para Crescer, que, além de oferecer treinamento, dá preferência à contratação de capacitados.
Capacitar para Crescer
Outros setores também apresentaram resultados positivos desde que passaram a contar com planejamento adequado, novas metas e novos investimentos. É o caso da área de exploração de Petróleo e Gás Natural, que em 2013 registrou 750 mil postos de trabalho, diretos e indiretos. Só a obra da Refinaria Abreu e Lima, por exemplo, localizada em Pernambuco, tem 84% do seu andamento realizado e gera 42 mil empregos diretos.