Published on O Brasil da Mudança (http://brasildamudanca.com.br)

Inicio > Plano Safra Semiárido: governo protege e apoia quem mais precisa

Em 2013, por conta de uma das maiores estiagens da história, o governo Dilma lançou um conjunto de ações estruturantes para estimular a produção agrícola familiar do semiárido, disponibilizando um total de R$ 4 bilhões. O primeiro Plano Safra Semiárido suspendeu a execução das dívidas dos produtores da região até o final de 2014. Além disso, 870 mil agricultores receberam parcelas normais e adicionais do Garantia Safra, 215 mil receberam 930 mil toneladas de milho para alimentação animal e mais de 1 milhão foram beneficiados com o Bolsa Estiagem. Foram construídas 937 mil cisternas e implantadas 60 mil unidades de armazenamento de água (mais 16 mil até o fim de 2014).

Além disso, foi montada a maior operação de oferta de água por carros-pipa da história, sob a coordenação do Exército, mobilizando mais de 6 mil pipeiros. Foram implantados 207 sistemas simplificados de abastecimento de água e 95 poços nos Estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe.

Graças a essas e outras medidas, ao contrário do que acontecia no passado, não houve epidemia de fome, as famílias não foram obrigadas a emigrar para as grandes cidades, nem foram registrados saques a supermercados. No segundo Plano Safra Semiárido (2014-2015), o volume de crédito subiu para R$ 4,6 bilhões.


Source URL: http://brasildamudanca.com.br/es/node/5485